Biodiversidade




Biodiversidade é a base do equilíbrio ecológico do planeta.

Sua conservação deve se concentrar na manutenção das espécies em seus ecossistemas naturais, através do aumento e da implantação efetiva das áreas protegidas, que asseguram a manutenção da diversidade biológica, a sobrevivência das espécies ameaçadas de extinção e das funções ecológicas dos ecossistemas.


A biodiversidade interfere na estabilização do clima, na purificação do ar e da água, na manutenção da fertilidade do solo e do ciclo de nutrientes, além de representar benefícios culturais, paisagísticos e estéticos.


Entre as principais formas de destruição da diversidade biológica destacam-se a urbanização descontrolada, a ocupação irregular do solo, a exploração mineral, os desmatamentos e a fragmentação de ecossistemas, as queimadas, a superexploração de recursos naturais, a utilização de tecnologias inadequadas na produção florestal, pesqueira, agropecuária e industrial, a indefinição de políticas públicas e as obras de infraestrutura implantadas sem os devidos cuidados.


 Acrescenta-se a isso a introdução de espécies exóticas da flora e da fauna e a comercialização ilegal de espécies silvestres.


O Brasil possui 25% da biodiversidade mundial, reunindo uma riqueza difícil de ser mensurada, pois há espécies que sequer foram identificadas.


O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicado (Ipea) estima o valor do patrimônio genético brasileiro em US$ 2 trilhões (quatro vezes o PIB nacional). 
 As cifras em jogo são altas!!!


Produtos da biotecnologia (biodiversidade explorada), como cosméticos, remédios e cultivares, constituem um mercado global que chega a US$ 800 bilhões por ano, cifra semelhante as do setor petroquímico.

Qual é a importância da biodiversidade?
Em um ecossistematudo se relaciona de maneira equilibrada e perfeita. Conceitos como cadeia alimentar, relações ecológicas, evolução e muitos outros atuam sobre as espécies como um maestro em uma grande orquestra.
Quando a biodiversidade é afetada, ou seja, quando os animais entram em extinção ou sua população é drasticamente reduzida, todo aquele ecossistema sofre. Isso também acontece em escala global e pode trazer consequências graves para o mundo todo.
Pensando na Floresta Amazônica como exemplo de novo, imagine: o que aconteceria caso ela acabasse? Quando ocorre desmatamento, queimadas ou a extinção de espécies, acontece um desequilíbrio que, caso não seja contido, pode fazer com que o ecossistema acabe.
A partir daí, todo o mundo seria impactado com alterações nas temperaturas, nas correntes de ar, nos regimes de chuva e muito mais. Estamos todos interligados!
Além disso, a preservação do meio ambiente também é importante para a cultura e a economia dos países.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DDS- Vai que.........Imprevistos sempre acontecem

Discussão TST x CREA x SINDICATO

A Responsabilidade de cada um na Prevenção de Acidentes