A Responsabilidade de cada um na Prevenção de Acidentes
Na nossa vida social estamos sempre ligados a familia, a um grupo de amigos ou religiosos e os nossos colegas de trabalho.
No nosso dia a dia a Segurança no Trabalho é parte importante nesta vida social que nós vivemos, em caso de ocorrência de algum acidente por imprudência, negligência, brincadeiras e a falta de uso de EPI's, isso vai gerar consequências diretas e indiretas nesta vida social na qual não temos idéia do tamanho desta corrente negativa formada.
Então, vamos exercitar nossa mente...!!!
Conforme o tipo do acidente podemos causar prejuizos materiais a empresa ou a um colega de trabalho, ocasionando perca de tempo, prejuizos, além do afastamento de um colega de trabalho ou de nós mesmos.
Um acidente vai modificar a rotina da familia com: despesas não planejadas (remédios), redução da entrada de dinheiro (demora de repasse do INSS do seguro acidente), brusca redução nas despesas domésticas assim, afetando a qualidade de vida por um todo desta familia. Alterando também as relações na convivência social.
Depois, a perca de tempo com longas e cansativas fisioterapias.
Em no caso de um acidente grave e ficarmos inutilizado para o trabalho, veremos toda a estrutura que formamos a nossa volta se desmoronar, fazendo com que nos deixemos de ser uma pessoa de bem com a vida e nos tornando uma pessoa amargurada e complexada.
Calma pessoal, isso só foi um (triste) exercício mental!!!
E para evitarmos que tudo isso se torne realidade, devemos trabalhar de forma ordenada, com atenção ao trabalho, respeitando seus limites e os limites dos equipamentos e ferramentas que nós manuseiamos.
Usar sempre a Próatividade (antecipar-se aos riscos) no nosso trabalho diário, com isso evitaremos acontecimentos indesejados no nosso ambiente de trabalho, evitando que se reflita na nossa vida social e familiar, por isso a importância e a responsabilidade de cada um na Prevenção e na Segurança no Trabalho de todos.
Comentários
Postar um comentário