Aos colegas TST's: Treinamentos são Essenciais à Prevenção de Acidentes.
A participação ativa do trabalhador nos treinamentos em Saúde e Segurança do Trabalho e naqueles específicos da função em que ele vai exercer é o primeiro passo para evitar acontecimentos indesejados.
Trabalhador bem informado sobre riscos de sua atividade e das formas de se prevenir para não adoecer ou acidentar-se agrega valor a empresa.
De outro lado, funcionário despreparado e sem conhecimento específico de sua tarefa está a um passo de um Acidente, e se acontecer e ficar comprovado que a empresa foi imprudente terá de responder civil e criminalmente.
Mas treinamento ministrado não é garantia de trabalho seguro e eficiente, é preciso envolver o trabalhador, motivá-lo, incentivando a sua participação e multiplicação de conhecimentos entre os colegas.
"Ninguém pode realizar bem e com segurança uma tarefa, se não estiver preparado para realizá-la".
Esta afirmação se encaixa perfeitamente com a situação de um trabalhador enfrentada em Belém, no Pará.
- O motorista conduzia carretas no transporte de conteinêres em operações de carregamento e descarregamento no pátio de uma empresa de navegação. Quatro dias depois da sua contratação, foi vítima de acidente de trabalho que o deixou Tetraplégico. O motivo "falta de Treinamento".
A decisão da juiza foi baseada em laudo de uma centro de pericias, em informações da Delegacia Regional do Trabalho (DRT) e em depoimentos constantes no processo, que provaram que o acidente foi de exclusiva responsabilidade da empresa, ao expor o trabalhador a risco desnecessário.
Para a magistrada a empresa não proporcionou Treinamento necessário para que o motorista pudesse exercer a atividade, além de não dimensionar a carreta para as condições de carga que motivou o acidente e nem verificar as condições de içamento do containêr.
A empresa ficou condenada a pagar 1,3 milhão de reais em indenização por danos morais. Sobre o valor incidem pensão vitálicia, custo com tratamento fisioterápico e despesas com pessoal para prestar assistência, além de juros e correção monetária.
Por isso prevencionistas, o Treinamento não só leva as boas práticas de Segurança conservando a integridade física do trabalhador, o Património da empresa e as despesas futuras com pagamentos de indenizações, como, também a conservação do nosso Emprego.
Grande Abraço a todos.
Comentários
Postar um comentário